Alecrim: Combate à tosse, gripe e asma, equilibra a pressão arterial, reduz gases intestinais, tratamento de hemorroidas

1. Rico em compostos antioxidantes, antimicrobianos e antiinflamatórios

Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger seu corpo contra danos oxidativos e inflamação, que podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Eles podem ser encontrados em uma variedade de alimentos vegetais, como frutas, vegetais e ervas como o alecrim. O chá de alecrim também contém compostos que podem ter propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas.

A atividade antioxidante e antiinflamatória do alecrim é amplamente atribuída aos seus compostos polifenólicos, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico. Devido à sua capacidade antioxidante, o ácido rosmarínico é frequentemente usado como um conservante natural para aumentar a vida útil de alimentos perecíveis.

Os compostos do chá de alecrim também podem ter propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a combater infecções. Folhas de alecrim são empregadas na medicina tradicional por seus efeitos antibacterianos e de cicatrização de feridas.

Os estudos também investigaram os efeitos dos ácidos rosmarínico e carnósico no câncer. Eles descobriram que os dois ácidos podem ter propriedades antitumorais e até mesmo retardar o crescimento das células de leucemia, mama e câncer de próstata.