Lombo suíno recheado com farofa de maçã verde em molho agridoce de manga

Lombo suíno recheado com farofa de maçã verde em molho agridoce de manga

Modo de Preparo

  1. De véspera, faça pequenos furos no lombo com o auxílio de uma faca e introduza uma parte do alho e da erva aromática.
  2. Coloque-o em uma travessa. Tempere-o com sal, a pimenta-do-reino, os alhos e as ervas restantes.
  3. Eu, particularmente, adoro ralar ½ noz moscada. Regue com o suco de laranja, o suco de limão e o vinho. Deixe marinando por1dia, virando-o sempre, para ganhar sabor.
  4. Coloque o lombo numa assadeira e banhe-o com o tempero da marinada. Cubra com papel alumínio (parte brilhante virado para dentro) e leve para assar (forno médio, 180º) por 1 hora e meia. Na metade do tempo, vire o lombo para assar por igual. Regue sempre com o molho que se formou na travessa. Passado o tempo, retire o papel alumínio e asse por mais 20 minutos deixando-o bem dourado. Retire do forno, transfira para uma travessa de servir e fatie o lombo em fatias finas, mas não corte até o final. Reserve aquecido.
  5. Coloque o bacon, a manteiga e o azeite numa panela e frite bem, até dourar. Junte a cebola e depois o alho. Refogue.
  6. A crescente a maçã picada, e cozinhe por 5 minutos. Salpique o cheiro-verde, adicione o molho inglês e o pão de forma. O pão de forma vai absorver os líquidos e formar, assim, uma farofa úmida. Mexa. Corrija se necessário, com sal e pimenta do reino. Reserve.
  7. Doure a cebola na manteiga em fogo alto, acrescente a manga e o restante dos ingredientes.
  8. Quando levantar fervura abaixe o fogo e cozinhe bem, mexendo as vezes, até ficar reduzido mas com pedaços carnudos de manga. Reserve.
  9. Intercale entre as fatias do lombo a farofa. A sobra do recheio deverá ser utilizada em volta do prato, e o molho numa molheira. Sirva em seguida.