Pato confeitado com maçãs assadas e creme de batatas

Pato confeitado com maçãs assadas e creme de batatas

Modo de Preparo

  1. Coloque em um refratário as coxas e sobrecoxas de pato junto com as cabeças de alho cortadas ao meio sem pele, as folhas de louro, tomilho, sal grosso e os grãos de pimenta do reino, cubra com azeite vegetal e tape o refratário com papel alumínio. Cozinhe no Forno pré aquecido a 180C por aproximadamente 2 horas.
  2. Molho:
  3. Descasque a cebola e a cenoura e corte ambas em pequenos cubos.
  4. Tire a pele e pique os dentes de alho.
  5. Em uma panela aqueça o azeite de oliva com a manteiga e frite a cebola, uma vez transparente incorpore o alho junto com a cenoura.
  6. Quando a cenoura estiver cozida regue com o vinho do porto, cozinhe uns 2 minutos mais e incorpore o caldo de pato quente, cozinhe durante 20 minutos mais.
  7. Logo coe o molho levando o suco novamente a panela e ao fogo até que fique espesso.
  8. Em uma panela com bastante água e sal cozinhe as batatas descascadas e cortadas em cubos.
  9. Uma vez cozidas faça um purê liso.
  10. Incorpore ao pure os 50g de manteiga junto com o leite quente, misture e salpique com pimenta, noz -moscada e 2 colheres do molho, misture novamente e passe no mixer até obter uma textura cremosa.
  11. Por último salpique com a salsa.
  12. Retire os extremos das maçãs, logo corte na metade e retire o coração, disponha em uma forma e salpique com sal, pimenta, açúcar mascavo, uma noz de manteiga sobre cada maçã e vinagre balsâmico, cozinhe em forno médio de 12 a 15 minutos.
  13. Em um prato fundo sirva uma porção do creme de batatas, em cima disponha uma metade de maçã assada, logo sobre a maçã acomode uma coxa sobrecoxa de pato.
  14. Salpique com o molho bem quente e decore com ramas de tomilho.